terça-feira, 15 de junho de 2010

15 DE JUNHO: DIA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO


Nailze Villanova, minha mãezinha, que um dia já foi semente, e que passou a vida inteira maturando para hoje ser "Nenê".

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.


Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.


Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?

(Cecília Meireles)




Telefone para denúncias de maus tratos, ameaças e abandono material, entre outras manifestações de violências; defensorias do interesse de pessoas idosas, fiscalização de estabelecimentos que prestam serviços a idosos, além de orientações em geral.

Pernambuco - Recife

Disque-Idoso
Recebe denúncias de maus tratos e desrespeito ao idoso.
De segunda a quinta-feira, das 8 h às 17h30min.
0800-2812280 - recebe ligações somente dentro do Estado.

Delegacia do Idoso
(81) 3222-1449

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do tema abordado,pois poucas pessoas tem o interesse sobre este assunto.Devemos cuidar de nossos idosos porque tb seremos idosos um dia.NÃO iremos ser jovens para sempre!!

Rosângela Mello disse...

Em minha família já houve caso de violência contra o idoso.A poesia de Cecília Meireles foi muito bem escolhida,uma grande poeta como vc!!Parabéns por ter se lembrado de um dia tão importante como este!!

Unknown disse...

Ai, minha tia... vixe como o tempo passou... a gente até se esquece que elas um dia também envelhecem... para mim ela será sempre a tia Nailze disposta e trabalhadeira que viva prá lá e prá cá... mas é incrível como a vida passa e pouco a pouco elas vão ficando assim... transformando-se em nossas "Nenês" (já não me lembrava que você a chamava assim... :o)
Fico feliz que também me esteja acmpanhando pelo Vive Integral... trato de colocar ali tudo o que considero importante para o bem estar físico, emocional, psicológico, espiritual e nutricional (ou seja, tudo! hehehehe)
Beijos, flores e meus eternos sorrisos, prima!!!